Os Estilos de Comunicação na Trilha de Desenvolvimento de Líderes

Os Estilos de Comunicação na Trilha de Desenvolvimento de Líderes

Analítico, Condutor, Diplomático ou Expressivo? Foi o que os participantes da Trilha de Desenvolvimento de Líderes buscaram compreender.

Cientistas comportamentais e pesquisadores de liderança descobriram que assertividade e capacidade de resposta são dois grupos de comportamento que podem nortear nossa compreensão e relacionamentos com diferentes stakeholders.

Segundo Robert Bolton e Dorothy Grover, no livro People Style at Work and Beyond, responsividade e assertividade são elementos do comportamento humano que definem os estilos de comunicação de cada indivíduo. O primeiro está focado nas relações, nas emoções e nas pessoas. O segundo, por sua vez, é marcado por comportamentos mais diretivos, enérgicos e são focados em resultados.

Importante lembrar que não há estilos certos ou errados, mas, sim, estilos predominantes em cada pessoa, o que determina a sua forma de se comunicar com mais frequência. Cada estilo possui uma tendência maior em demonstrar determinados tipos de comportamentos que levam a percepções sobre o indivíduo e sobre os pontos que devem ser desenvolvidos, neste processo de comunicação.

Pensando nestes diferentes estilos de comunicação e como isso impacta nas relações dentro da organização, principalmente entre líderes e liderados, é que a Rede Montagens, através da Trilha de Desenvolvimento de Líderes, está trabalhando estes conceitos e suas características. O conhecimento destas tendências e percepções, as quais compõem cada um deles, são muito importantes para que haja uma comunicação mais adequada e mais assertiva, coerente com o interlocutor e o contexto.

Os profissionais da Rede identificaram, no workshop dedicado ao tema, seus estilos, como oportunidade de autoconhecimento e cada líder aprendeu a metodologia para identificar os estilos de seus liderados, para que, dessa forma, trabalhem com maior foco nas relações saudáveis e consequentes resultados ainda mais favoráveis para as pessoas e a empresa.

A comunicação, por si só, é uma arte bastante complexa e fazer com que esta arte se traduza em resultados satisfatórios para todas as partes envolvidas, requer dedicação e muito conhecimento.